segunda-feira, setembro 1

Os Sábios Ensinam - Livre Arbítrio



Livre Arbítrio


O Diabo encontrou Deus e disse:
_Faz muito tempo mesmo não é, meu insólito irmão?
_Tempo demais para que eu pudesse esquecer. Disse Deus sem expressões.
_Eu, pelo menos, não me lembro da última conversa que tivemos. Talvez, para variar, não tenha sido tão importante. Disse o Diabo num tom irônico.
_Porém mais relevante essa nossa conversa anterior, do que decidir o destino da terra dos humanos. Disse Deus.
_Tudo é mais interessante do que isso. Retrucou o Diabo.
_Tudo mesmo. Disse Deus... Até mesmo tentar criar algum sentimento para mim.
_Até uma noite na taverna. Disse o Diabo com um olhar introspectivo.
_Mas existem aqueles que valem a pena. Disse Deus. Alguns eu até não manipulo.
_Por quê, se toda a graça disso tudo é a manipulação? Perguntou o Diabo.
_É que as vezes, mas não tão só às vezes, alguns se tornam tão singulares que não vale a pena sujá-los com nossos dedos imundos.
_Você quer dizer que eles nascem sem saber de nada? Perguntou o Diabo intrigado.
_E muitos morrem ignorantes disso. Respondeu Deus. Tudo que acontece é fruto de nossa própria vontade.
_ Exemplo?!
_Temos um homem qualquer casado com uma mulher qualquer. Ele vai amá-la sempre; mesmo se masturbando nos fins de tarde pensando naquela vizinha e na companheira de trabalho.
_Até então não fizemos nada com ele. Disse o Diabo.
_Acho que sim e não. Disse Deus pensativo.
_Como assim? Pergunta o Diabo intrigado.
_Não podemos ter certeza que se nós não interferirmos nele, ele não faria as mesmas coisas. Disse Deus com um ar de dúvida.
_Porém se fosse comigo eu comeria a vizinha e não contaria a minha mulher! Disse o Diabo em um tom irônico.
_Pois é, é isso o que muitos incluindo você fariam, mas não é o que ele faz. Disse Deus.
_E se você fizesse com que ele mudasse de conduta? Perguntou o Diabo.
_Aí daria tudo errado, pois ele não sabe agir assim, mesmo sendo da maneira mais agradável. Disse Deus.
_Comendo a mulher, a vizinha, a safada da secretária e uma priminha ninfeta, isso seria agradável. Disse o Diabo cainda na gargalhada compulsória com Deus.
_Pra mim sería razoável. Disse Deus.
Os dois riram um pouco mais, porém pararam de rir e fitaram o chão com um olhar de Deja vu. Até que o Diabo disse:
_Livre arbítrio...
_É... livre arbítrio. Disse Deus.

Nenhum comentário: